Perguntas Frequentes

https://www.rnbi.com.br

 

 

 

RNBI-Registro Nacional de Bens Individuais – Perguntas Frequentes:

 

 

 
 

 

 

Por quanto tempo vale a inscrição de um bem no RNBI ?

Resposta: O cadastro de um bem no RNBI tem caráter vitalício. A partir do momento em que o bem é cadastrado, entra para o banco de dados e de lá nunca mais sai. Online, o bem permanece por 02 anos, e findado esse prazo, a consulta do bem na internet continua ativa, no entanto ao se localizar o bem e clicar, um documento PDF é preparado para baixar.

 

 

 

Registrei um objeto no RNBI e fui roubado(a) como proceder?

Resposta: Entre no sistema e comunique o roubo do seu objeto no formulário próprio. Preencha o formulário e envie e deixe o resto conosco, se você tiver feito um RO ou BO em uma delegacia, faça o registro no nosso sistema após isso, assim você coloca o número de RO ou BO no nosso formulário. Tenha certeza que fazendo isso, se seu bem aparecer em qualquer lugar do Brasil, será localizado. Não fazer o registro em delegacia, não impede que você faça o registro aqui, nós aconselhamos o registro em delegacia, para tornar mais robusta a queixa de roubo ou furto do seu objeto.

 

 

 

Qual tipo de bem ou objeto que posso registrar no RNBI ?

Resposta: Qualquer bem ou objeto, desde que ele tenha um número de fábrica ou se não tiver um número de fábrica desde que possa ser inserido um número nele, para então proceder o registro.

 

 

 

Meu celular tem número de IMEI além desse número, posso registrar um outro número individual no RNBI ?

Resposta: Sim, quando você registra o IMEI de seu celular, nós por rotina, já designamos um número de sistema para ser gravado no seu celular. Esse número deverá ser gravado, em um ponto de gravação, em um local não descartável do seu celular, pois isso impossibilita, que a peça onde foi gravado o número, seja trocada. Feito isso, você criou 100% de chances de ter seu equipamento de volta, caso ele seja subtraído de você. Você pode ficar só com o IMEI registrado, mas excepcionalmente bom seria que você gravasse o número de sistema em seu celular pois isso inibe não somente a comercialização dele, mas também possibilita a chance de ser localizado mais depressa, já que o número gravado pode ser identificado e aponta que seu celular faz parte de um sistema de identificação.

 

 

 

Tenho um peça de roupa, posso registrar no RNBI ?

Resposta: Sim, porém você precisará comprar uma caneta para tecido acrilex que é uma caneta especial para pintar tecidos e que não perde a tinta quando lava. De posse da caneta, solicite um número ao RNBI pelo formulário próprio e depois que recebê-lo escreva esse número na etiqueta da sua roupa. Feito isso faça o pagamento da taxa de registro, que tem valor especial e mais barato para roupas e acessórios de vestimentas, como cintos, sapatos e bolsas, preencha o formulário com os dados da peça e envie. 24 horas após estará registrado.

 

 

 

Quero registrar todas as peças de roupa que uso, inclusive os acessório no RNBI mas creio que gastaria uma fortuna, o que inviabilizaria o registro, como seria se eu quisesse fazer isso ?

Resposta: Você não gastará uma fortuna, mesmo por que há pacotes para que você faça isso, que torna muito barato esse tipo de registro. Para proceder nesse tipo de registro, você deverá previamente mandar um formulário de relatório que você preenche no site, especificando os bens que quer registrar. Feito isso, nós criaremos uma série numérica para você que poderá ser gravada em seus pertences e que continuará crescendo, sempre que você quiser registrar um novo bem, assim todo seu inventário fica em uma só ficha, facilitando a sua localização, caso seu objeto seja achado e ou recuperado.

 

 

 

Tenho uma ferramenta, uma chave inglesa,posso registrar no RNBI ?

Resposta: Sim, porém geralmente esse tipo de ferramenta não vem com um número individual, se não houver esse número, você deverá ir ao ponto de gravação gravar esse número para então proceder o registro.

 

 

 

Tenho uma Bicicleta, posso registrar no RNBI ?

Resposta: Não só pode como deve, pois bicicletas além de serem muito roubadas, quem rouba revende e nesse caso fica mais fácil localizar a bike roubada. As bicicletas vem com número de série, no entanto você além desse número pode gravar essa mesma identificação em um ponto de gravação nas rodas, selim, guidão e até mesmo no pneu pois fazendo isso, além de você registrar o quadro também estará mapeando as partes de sua bicicleta, que podem ser rastreadas, caso ela seja roubada.

 

 

 

Registrei minha Bicicleta no RNBI mas quem a roubou raspou todas as identificações que eu fiz, sendo assim quais as chances de recuperar caso ela seja encontrada?

Resposta: Pelo simples fato de alguém raspar as identificações, vai ficar estampado que essa medida foi tomada para suprimir as marcações o que pode chamar a atenção de qualquer policial ou qualquer comprador, que venha comprar sua bicicleta roubada o que pode causar muito problema para quem compra ou vende esse objeto roubado. Não obstante, ao registrar sua bicicleta, fotos são tiradas dela e nesse caso, com as marcações raspadas, qualquer policial, fazendo uma busca simples no site, na área de bicicletas roubadas, poderá identificar a sua possivelmente. Nós não garantimos que você vai recuperar o bem que lhe foi subtraído, não somos seguradora de bens, mas nós garantimos que com o registro, criamos um ambiente onde suas chances de recuperar seu bem roubado, após registro, sobe de 0% para 100%.

 

 

 

Quero registrar as peças do meu carro e da minha moto no RNBI como devo proceder ?

Resposta: Hoje em dia a placa do carro, é casada com o veículo, e se ele morrer (perda total), a placa morre com ele. Sendo assim, grafamos a placa do carro nas peças principais, que tornam a venda em separado de peças roubadas em um negócio lucrativo em um negócio frustrado, pois as peças grafadas irão inibir o comércio das mesmas, ou pelo menos deixar um recado claro, que quem comprar vai ter problemas. Para esse registro, você deverá dizer quantas marcações você quer no seu carro e em quais peças, você aponta as peças e nós gravamos. Essa gravação pode ser alfanumérica (placa) pode ser por punção ou por perfuração, dependendo da peça e do local a ser gravado.

 

 

 

Registrei minha meu relógio no RNBI e passando na rua vi a pessoa que me roubou usando o meu relógio, como proceder?

Resposta: Chame um policial na hora e intercepte a pessoa, avise ao policial que o relógio é seu e que eles está registrado no cadastro e peça-o que encaminhe o supeito para uma delegacia. Lá tudo se resolverá e você irá recuperar o seu relógio e o portador dele no momento ficará preso. Agora se você teve seu relógio roubado e ele está no pulso do ladrão que o roubou e você sabe que é seu, mas não tem como provar, esqueça, por que além de vítima de roubo, você pode virar réu eu em processo indenizatório por calúnia e difamação.

 

 

 

Comprei um relógio muito barato, no camelô, se eu perder eu compro outro, qual seria a necessidade de registrá-lo no RNBI?

Resposta: O registro no RNBI não é só para aumentar a possibilidade de você recuperar o seu bem, mas também aumenta a possibilidade de quem lhe roubou, ser preso. Basta para isso que aconteça dessa peça roubada, cair em uma delegacia de polícia, ou numa averiguação de rotina na rua, seja por qualquer motivo que for. Além do mais, se há uso de violência para lhe subtrair o bem, como por exemplo, uma facada lhe foi desferida, com certeza seu desejo de justiça vai aumentar e nesse caso, já não será pelo valor do tal relógio baratinho e sim pela vontade de ver por atrás das grades a pessoa que lhe deu uma facada. Pense nisso, fazendo a sua parte, você permite que pessoas e órgãos de segurança, também façam a deles.

 

 

 

Comprei um relógio muito barato, de uma pessoa, e ao chegar em casa, fui consultar no RNBI e vi que estava registrado como roubo, o que devo fazer?

Resposta: No momento em que você descobre, que certo bem comprado por você inadvertidamente é um bem roubado, você deve imediatamente comunicar ao RNBI, que comunicará ao dono do bem possibilitando a devolução. Você também pode teimar e ficar com esse bem comprado que você soube ser roubado, mas se você for descoberto(a), você já estará no artigo 180 e isso vai lhe trazer problemas.

 

 

 

Trabalho montando e vendendo computadores, alguns equipamentos internos, por exemplo o HD, tem numeração posso registrar no RNBI?

Resposta: Você pode registrar na hora da venda o HD do computador que está vendendo no RNBI em nome do comprador do computador que você montou. Isso te resguarda, caso ele compre o computador e troque o HD por um identico e defeituoso. Você também pode vender já registrado em seu nome e em nome de sua empresa e depois que o cliente receber, simplesmente trocar a propriedade do HD, registrando em nome do cliente novo, isso não terá custo para você, passará ao cliente mais seriedae no negócio, e dará ao cliente a certeza, que se no futuro precisar fazer a manutenção do computador, quem a fizer, não vai trocar peças internas do equipamento. Você inclusive pode registrar placa mãe e tudo mais que tenha número. Isso também pode ser feito nos computadores que você usa na sua empresa ou empresta a seus funcionários.

 

 

 

Como posso registrar equipamentos que uso na minha empresa no RNBI e montar um inventário ?

Resposta: Antigamente, e ainda hoje, as pessoas colocam etiquetas, sejam de alumínio ou de papel, em equipamentos de trabalho a fim de inventariar o bem. Para isso serve, mas de que serve inventariar um bem com uma etiqueta removível, que qualquer um pode tirar e pior ainda, caso o perca, não o encontre mais, ou não tenha chances de encontrá-lo ? No RNBI além de inventariar, nossa marcação em bens empresariais dificulta sua alteração, até mesmo remoção, sem contar as fotos que cada bem tem em sua ficha de existência. Isso com certeza inibira o furto de bens de sua empresa, pois quem roubar poderá ser rastreado(a) e além de perder o emprego, ser preso(a) por furto qualificado.

 

 

 

Sou dono de uma fábrica de jeans como posso personalizar as peças que minha fábrica produz no RNBI e repassar isso ao meu cliente na hora da venda?

Resposta: As etiquetas numeradas, nós pensaremos juntos e encontraremos a solução mais barata e viável para seu negócio. Quanto a passar a propriedade ao novo dono, sem problema algum, basta que você saiba para quem vendeu e nós mudamos isso no sistema e essa pessoa que comprou passa a ser a nova dona da peça. Para você isso é uma super ferramenta de marketing, roupa personalizada e para quem compra, é a propriedade propriamente dita da roupa que comprou, sem contar que isso pode ajudar a resolver futuros casos policiais que tenham na cena do crime, roupas previamente identificadas.

 

 

 

Posso registrar meus documentos no RNBI ?

Resposta: Sim, documentos para nós são considerados bens pessoais e registrar seus documentos aqui, se adiantando a uma possível perda ou roubo desse documento pode evitar problemas maiores no futuro, como por exemplo o uso dos seus dados, ou o uso do seu proprio documento por uma quadrilha especializada em fraudes bancárias, ou em abrir empresas fantasmas. Estando aqui no RNBI, nós criamos um ambiente de consulta, onde quem recebe o documento pode comprar dados extras, tais como altura, foto, cor da pele, data de emissão do documento e outros dados complementares.

 

 

 

O que é declaração para fins de prova do RNBI ?

Resposta: É uma declaração que nós emitimos, sempre que necessário, para que você possa fazer prova perante a um juizado, que você registrou conosco um documento ou um bem que você perdeu ou foi roubado.

 

 

 

Se você tem perguntas que não foram relacionadas aqui, por favor, preencha o formulário abaixo e faça a sua pergunta, nós a responderemos e publicaremos nessa secção.

 

 

 

Formulário para enviar perguntas novas

 

*
*
*

 

 

AGENCIA ANINVA – Rua Edmundo pereira 274 – Engenho da Rainha – Rio de Janeiro – RJ – Caixa Postal 40083 – Todos os direitos reservados – By Musauer