O que é RNBI

https://www.rnbi.com.br

 

 

 

O que é o RNBI

 

 

 
 

 

 

O RNBI é um registro on-line de bens individuais que foi criado para registrar bens individuais e ligar esses bens aos seus respectivos donos, através de um sistema web.

 

Nos dias de hoje, no Brasil, apenas bens como armas e veículos tem registros nacionais e caso o proprietário seja roubado, uma notícia vai para o sistema no qual o bem está registrado e assim esse evento de roubo se torna público o que faciliata a localização do bem roubado e a possível prisão do ladrão ou do receptador.

 

Abra qualquer site de vendas de produtos usados, e veja milhares de celulares, máquinas acessórios de carro sendo anunciados para a venda e 55% desses bens são subtraídos de alguém e quando você compra um desses bens, se torna involuntariamente um receptador, crime que é previsto no código penal e dá cadeia. (artigo 180)

 

Por exemplo, se um ladrão rouba a sua bicicleta e três dias depois você o localiza, se não tiver a nota fiscal da bicicleta, você não conseguirá provar que esse ladrão roubou-lhe a bicicleta.

 

Pior que isso, é que nem a polícia, prendendo esse ladrão, com essa bicicleta, vai ligar você a ela, pois até o lançamento do nosso sistema, RNBI, não havia nenhum sistema que deixe isso claro, em um ambiente que pode ser consultado pela web, que pode ser acessada de qualquer smartphone ou de qualquer computador no mundo.

 

Uma vez registrado aqui, no nosso sistema, nunca mais sairá da internet e só você poderá mudar a identidade da propriedade do bem, caso você o venda.

 

Se um ladrão, ao tentar roubar uma pessoa, atira nessa pessoa e a mata, levando-lhe o celular, se dias depois for capturado com o celular roubado, ficará difícil ligar esse latrocínio a esse ladrão, uma vez que não houve um registro prévio antes.

 

Sendo assim a utilidade desse sistema, acima de tudo é benéfica para quem faz uso dele, por que com esse sistema, você cria o ambiente perfeito para que seu bem roubado seja localizado posteriormente.

 

O que você pode registrar nesse sistema:

Você pode registrar tudo que tenha número, ou tudo que você mesmo *insira um número.

 

Documentos perdidos:

Qualquer documento, que você tenha perdido poderá ser registrado, você poderá registrar mesmo antes de perder, por que se você fizer isso, detalhes do seu documento estarão registrados previamente por que poderá facilitar em muito a identificação se seu documento estiver sendo usado por terceiros, ou pode registrar depois da perda.

 

Bens que tenham número de série:

Você quer registrar uma ferramenta, uma máquina portátil, bens móveis de sua empresa, equipamentos sofisticados, celulares, bicicletas, qualquer bem que tenha um número de identificação.

 

Bens que NÃO tenham número de série:

Você também poderá registrar qualquer bem que não tenha número de série, basta que siga o nosso passo a passo para a feitura da inserção da marcação em seu bem, que poderá ser feita por você ou por uma pessoa que saiba fazê-lo.

 

Peças de um veículo:

Num veículo poderemos colocar até 20 marcas em 20 diferentes lugares, dificultando assim a revenda das peças caso seja roubado.

 

Peças individuais de veículos:

Pneus, bateria, CD Player, cilindro de gás etc….não há restrição para a inclusão de qualquer parte individual de um veículo.

 

Máquinas e equipamentos, assim como suas partes:

Dificilmente uma máquina não venha com um número de série, no entanto se não tiver, temos pessoa especializada para proceder a uma marcação nessa máquina e registrá-la em nosso sistema.

 

Como proceder o registro.

 

Se você estiver registrando seu bem pelo site, deverá seguir o passo a passo para cada tipo de registro.

 

Para a maioria de bens já há uma rotina de registro, porém sendo um bem ainda não registrado por nenhuma outra pessoa nós criaremos uma rotina exclusiva para o registro desse bem.

  

Tipos de Registro:

 

Registros de marcação simples – Esse registro usa a marcação de fábrica do próprio objeto ou personalizada feita por nós ou um de nossos representantes.

Esse tipo de registro é usado para a maioria dos objetos ou documentos que se deseja registrar.

 

Registros de marcação múltipla – Esse registro usa a marcação de fábrica ou personalizada, poderá ter múltiplos códigos, caso o objeto a ser registrado seja composto por outros objetos individuais. Por exemplo: Os acessórios de um mesmo carro.

 

Registros de marcação clone – Esse registro usa a marcação personalizada, será criada uma codificação única, que será aplicadas em componentes de um determinado objeto. Por exemplo: As peças de um mesmo veículo.

 

Registros de marcação para inventário – É um tipo de registro, destinado a registrar acervo, ou coleção de objetos, que pode ser uma biblioteca inteira, equipamentos de uma empresa ou conjunto de peças de vestimenta de uma pessoa ou loja.

 

A Cobrança da taxa de registro.

 

A taxa de registro é cobrada apenas uma vez. Não se confunde a taxa de registro com o valor cobrado por uma gravação, mesmo por que não somos nós que gravamos, isso pode ficar a critério do proprietário, nós apenas registramos, não obstante termos em nosso banco de dados pessoas que podem gravar um objeto com o número que nós fornecemos.

 

Na nossa secção de Perguntas Frequentes, você encontrará respostas para dúvidas mais frequentes que possam surgir antes que você tome a decisão certa, registrar seu bem conosco.

 

 

 

 

 

AGENCIA ANINVA – Rua Edmundo pereira 274 – Engenho da Rainha – Rio de Janeiro – RJ – Caixa Postal 40083 – Todos os direitos reservados – By Musauer